Uma das vertentes do nosso trabalho é a troca de saberes e partilha de técnicas artísticas através de facilitação de oficinas como encadernação manual, stencil, lambe-lambe, colagem, stickers e estandarte, se unem a temáticas como feminismo, juventudes, cultura LGBTs+ dentre outros temas urgentes e transversais sobretudo acerca da condição juvenil.  

Sabemos que nenhuma arte é neutra, por isso propomos a discussão e conscientização em relação às temáticas que visam o bem comum e o bem viver com base na educação popular, valorizando os saberes prévios e as realidades culturais dos sujeitos na construção de novos saberes, de modo que  nos motivem coletivamente a buscar ações efetivas de transformação da realidade, dessa forma, acreditamos que a união dessas expressões artísticas com o diálogo sobre essas temáticas, possuem um grande potencial transformador e de resistência.

Conheça um pouco sobre as oficinas que nosotras facilitamos:

Encadernação Manual

Fazer o próprio caderno usando uma técnica manual em tempos de industrialização e de consumo exagerado, traz um sentido de experiência pessoal de autoria, além de repensar a nossa relação com aquilo que consumimos. A técnica desenvolvida através de linhas, papéis e agulha resultam em cadernos únicos, com características singulares de cada pessoa que se dedica a costurá-lo. A oficina aborda o passo a passo da costura na encadernação manual, com um processo simples e de fácil aprendizado, utilizando materiais acessíveis e múltiplas maneiras de unir as folhas através da costura e diversas forma de construir uma capa que remeta a experiência de vida de cada participante.

Stencil

O stencil é uma técnica de pintura utilizada para reproduzir um desenho, ilustração, ou qualquer outra forma, através da aplicação de tinta no molde, ou seja, no desenho vazado. É utilizado em diversos suportes, como decorações, vestuários, telas, cartazes e mais convencionais usado por artistas da street art em muros. Permite aproveitar diferentes plataformas para propagar narrativas e criações de forma fácil e democrática, além de amplificar as resistências e lutas diárias de grupos, coletivos e movimento social, sendo assim aliado na ação política. O stencil é uma técnica acessível por não exigir conhecimento e prática em desenho e também por utilizar materiais fáceis de manejar. Na oficina partilhamos um pouco sobre a história do stencil bem como suas técnicas de criação, desde a confecção do molde, através da escolha da imagem, a edição, corte e aplicação da tinta.

Lambe-Lambe

Cartaz com poesia, stencil, crítica política, por vezes estampado numa parede da rua da forma mais rústica possível. Se você já cruzou com algum assim na cidade, deve conhecer o Lambe Lambe. Esse tipo de mídia é nada mais que um cartaz na qual mistura elementos como ilustração, literatura e política para alguma intervenção urbana. Essa arte exige basicamente de um suporte, cola, papeis e criatividade. É acessível por não exigir saberes prévios em desenho ou pintura e podem ser elaborados a partir de itens que geralmente já temos em casa. Além de mostrar como produzir um lambe lambe, a oficina traz referências de artistas e criações espalhas pelos muros do Brasil e do mundo e propõem o diálogo sobre como essa arte pode ser um lugar de resistência e refutação as opressões diárias o que faz do lambe-lambe uma técnica cada vez mais apropriada pelas pessoas.

Colagem

A colagem manual é uma técnica artística que reúne as mais diversas formas de expressão gráfica e infinitas possibilidades de criação. É acessível por utilizar materiais que geralmente temos em casa como revistas, tesoura e cola e por possibilitar que qualquer pessoa possa criar, independente da faixa etária. A proposta da oficina é estimular a criação livre de imagens utilizando a ferramenta primordial dessa arte que é a criatividade, compondo novos enredos da realidade e ressignificando imagens a partir da vivência e visão de mundo de quem a produz.

Sticker

A sticker art, que poderia ser traduzida livremente como “arte do adesivo”, vem da proposta de colar adesivos com imagens ou mensagens em placas, muros e diversos outros suportes. É considerado uma extensão da arte urbana composta por outras manifestações como o stencil e o lambe lambe. Nesta oficina apresentamos as diversas possibilidades de materiais para a criação de um adesivo, além de apresentar artistas, exposições, intervenções e encontros de stickers que são realizado no Brasil e no mundo.

Estandarte

O estandarte é um tipo de bandeira carregado de simbologia, onde sua confecção e utilização foi sendo ressignificado ao longo dos anos, comportando um contexto de utilização bem mais abrangente, podendo expressar a identidade de diversos grupos ou coletivos, propagar ideias e mensagens e até reivindicar pautas importantes para a população. A oficina retoma essa característica do estandarte, além de apresentar diversas possibilidades de construção, utilizando materiais que mais se aproximem da experiência de cada participante. Além da técnica a proposta da oficina é ajudar a retomar elementos importantes na vida de cada pessoa que se propõem a confeccionar o próprio estandarte e a importância de lançar a palavra ao mundo, seja através de frases ou imagens gravadas no tecido.

 Lembrando que essas oficinas acontecem na nossa sede, localizada na zona norte de Marília, mas principalmente de modo itinerante, em parceria com escolas, coletivos e eventos.

Olha só as oficinas que já facilitamos por aí:

Gostou? Contate-nos para uma parceria 🙂

Não deixe de conferir as oficinas virtuais que facilitamos recentemente:​​

Oficina conduzida pelas artistas Jaque Alves, Patrícia, Paula Mello e Yasmin Alves tem como objetivo explicar o passo a passo de maneira introdutória do que é o stencil e lambe lambe, sua origem e importância. O stencil consiste na confecção de um molde vazado proporcionando a reprodução de uma imagem, utilizando tinta spray e tendo o muro como suporte, já o lambe lambe é um cartaz que pode ser fixado em várias superfícies. A ideia é mostrar a versatilidade da prática no que diz respeito as possibilidades de produtos criados, apresentando todos os processos que envolvem a criação. Para além de compartilhar as técnicas artísticas, o projeto traz uma homenagem à memória da atuação política de mulheres que inspiram a caminhada coletiva para construção de outro mundo possível, entre elas Angela Davis, Frida Kahlo, Carolina de Jesus entre outras.

Estampe seu orgulho! Oficina de lambe e stencil a partir da biografia de mulheres lésbicas “De culturas marcadamente urbanas, o lambe lambe e o stencil se tornaram importantes marcos da intersecção entre movimentos sociais e artes visuais. Sua circulação está ligada a uma série de propostas poéticas que nesse caso, se ligam a força de mulheres lésbicas em diferentes lutas. Com o passo a passo de sua confecção, o Estúdio Nosotras arrasa e promete colocar todo mundo, ainda que de casa, pra fazer os seus e inspirar novos moldes por aí.