O Projeto Arte Urbana em Movimento consistiu na difusão e valorização da Arte Urbana através da circulação gratuita de oficinas de Stencil Art em escolas e espaços públicos de Marília em 2022.
O projeto contou com o caráter formativo e multiplicador, por utilizar metodologias participativas e socialização da técnica de produção e acesso ao Graffiti, oferecendo a oportunidade do público conhecer e se aproximar da Arte Urbana e de se reconhecerem como artistas em potencial, por lograrem a produzir o próprio Graffiti, tornando-se assim protagonistas do fazer artístico,pois a proposta possibilita que a técnica seja difundida ao maior número de pessoas, democratizando assim seu acesso e produção.
A oficina apresentou a técnica do stencil como ferramenta para expressão de ideias, incentivou os participantes a se aproximarem do fazer artístico e se apropriarem dessa arte de rápida aplicação, baixo custo e simples execução. A proposta da oficina facilitou a partilha de possibilidades de criação, sobretudo para pessoas que não possuem habilidades com desenho e incentivou a busca de informações e produção a partir da técnica do Stencil. O objetivo das oficinas foi introduzir os participantes à técnica do stencil e ao universo da Arte Urbana, além de conhecer artistas que constroem a cena em âmbito local e mundial.
Ação realizada com recursos do Edital n°02/2021 – Secretaria da Cultura de Marília/SP – Chamamento público para seleção e premiação de artistas, coletivos e grupos culturais.
Na maioria das vezes que facilitamos as oficinas existe uma grande adesão, tanto na inscrição quanto no envolvimento durante a atividade, mas na oficina com jovens, principalmente nas escolas, é diferente. As/os jovens participam de forma atenta e acolhedora, demonstram bastante curiosidade e se empolgam com a possibilidade de fazerem a própria arte! E enquanto oficineiras ficamos felizes com essa troca, que é sempre divertida e de grande ensinamento para nosotras.
E tudo isso nos faz pensar que quando a proposta dialoga com a vivência das juventudes, quando é possibilidade de expressão e participação por meio da arte, eles se sentem pertencentes e protagonistas no processo, por isso é muito importante que existam projetos que atuem de forma horizontal com partilhas de saberes e principalmente que o poder público efetive políticas públicas de cultura que tornem possível a realização dessas propostas.
O projeto Arte Urbana em movimento realizou 07 oficinas em escolas estaduais e 01 oficina aberta para toda a comunidade e contou com 155 participantes no geral, impactando direta e indiretamente pelo menos 5 mil pessoas pessoas, sendo elas outros estudantes e trabalhadores das escolas, que tiveram contato com os painéis produzidos pelos alunos durante as oficinas e os frequentadores da pista de skate, local onde foi realizada a parte prática da oficina realizada na praça São Miguel.
Vem conferir os registros dessas oficinas:
Dia 28 de abril iniciamos a circulação do projeto Arte Urbana em Movimento, e a primeira parada foi na Escola Baltazar, onde tivemos a oportunidade de facilitar uma oficina de stencil art com 20 estudantes do 2º ano F.
Dia 07 de maio realizamos a oficina de Stencil Art na praça São Miguel, onde fizemos a confecção do molde no coreto e partimos para a pista de skate para mandar a tinta em um dos obstáculos.
A atividade contou com 14 participantes de várias gerações, e foi um importante espaço para dialogar sobre a apropriação do espaço público, a técnica do stencil como possibilidade de expressão e fazer memória histórica da mobilização da juventude para a conquista da pista de skate. Tudo isso tem total relação com a Arte Urbana!
Dia 29 de agosto foi dia de circular com o projeto Arte Urbana em Movimento, e a parada foi na Escola Maria Izabel Sampaio Vidal, no distrito de Padre Nóbrega, onde tivemos a oportunidade de facilitar uma oficina de stencil art para 27 estudantes do 2º ano A que na ocasião, homenagearam a Dona Maria, artista moradora do distrito e vizinha da escola.
Dia 06 de setembro foi dia da Escola Antonio Reginato acolher a oficina de stencil art onde 17 estudantes participaram da atividade e confeccionaram as artes em papel couchê para realização de exposição artística na escola.
Dia 17 de setembro o projeto fez mais uma parada, dessa vez na Escola Reiko Uemura onde 18 estudantes participaram da oficina de stencil art.
Dia 27 de setembro o projeto Arte Urbana em Movimento esteve presente na Escola Amélia Lopes para facilitar uma oficina de stencil art com 23 estudantes.
Dia 19 de outubro foi vez da Escola Estadual Oracina Correa de Moraes Rodine acolher a oficina de stencil, onde 18 estudantes participaram da atividade.
Para finalizar a circulação das oficinas de stencil art, dia 20 de outubro foi dia do projeto Arte Urbana em Movimento chegar na Escola Estadual Neuza Maria Marana Feijão no distrito de Lácio, onde contamos com a participação de 18 estudantes na atividade.
Divulgação na Mídia:
Indicações:
Gostou do que viu até aqui?
Confira algumas indicações de conteúdos sobre Arte Urbana e conheça artistas que constroem a cena no âmbito local e mundial: